projetos de sustentabilidade da aliansce

Projetos Ambientais

Valores para conscientizar, cuidar e evoluir

Conheça as frentes de atuação ambiental da Aliansce Shopping Centers. Projetos baseados em práticas de preservação e conscientização com o compromisso de transformar o presente e proteger o futuro.

Atitude Sustentável Shopping Leblon

Shopping Leblon

O Shopping Leblon está comprometido com a sustentabilidade pelo projeto Atitude Sustentável. O desenho arquitetônico do shopping foi concebido para aproveitar o máximo da luz natural. Além disso, foi equipado para captar a água de chuva e reutilizá-la em torneiras e descargas com sistema inteligente.

A coleta seletiva acontece em todos os pisos. São mais de 300 mil quilos de resíduos reciclados diretamente pelo Shopping Leblon o ano inteiro e todas as lâmpadas do estacionamento e do mall são de LED.

Resíduos sólidos

Em 2017, o Shopping Leblon evitou que 264 toneladas de lixo fossem enviadas para aterros sanitários. Isso preveniu que mais de 274 toneladas de CO2 fossem liberadas na atmosfera.

Anualmente, o projeto Atitude Sustentável Shopping Leblon envia mais de 200 mil quilos de papel e papelão para reciclagem. Com isso, são poupadas em média 4 mil árvores. Vão para a reciclagem cerca de 5 mil quilos de PET, quantidade suficiente para fabricar 44 mil camisas de malha ecológica.

O Shopping Leblon recicla 200 toneladas de papel e papelão todos os anos e mais de 32 mil quilos de vidro, evitando a mineração de mais de 42 mil quilos de areia, uma prática de alto impacto ambiental.

Bahia Sustentável

Shopping da Bahia

Há aproximadamente 12 anos o Shopping da Bahia faz reciclagem dos seus resíduos. São reciclados em média 35 mil kg de materiais por mês. Para os resíduos reutilizáveis o empreendimento recicla e repassa para empresas especializadas. O shopping também recicla resíduos perigosos como pilhas, baterias, lâmpadas e lixo eletrônico. Todo o material é descartado de forma responsável através de empresas especializadas.

Para a coleta seletiva, o shopping possui lixeiras já separadas para materiais recicláveis e não recicláveis, assim como lixeiras especiais para receber o descarte de lixo eletrônico. As bitucas de cigarro, que são coletadas na entrada do empreendimento, são posteriormente transformadas em matéria prima para cimento.

O Shopping da Bahia também investiu em coleta de resíduos perigosos a fim de evitar a contaminação do meio ambiente. Coletores para o descarte de lixo tóxico, como pilhas e baterias usadas, foram colocados no shopping. Além disso, as lâmpadas descartadas pelo próprio empreendimento são repassadas para empresas especializadas no seu descarte correto e reaproveitamento.

BeGreen Boulevard

Boulevard Shopping Belo Horizonte

A BeGreen Boulevard é um espaço de conexão sustentável dentro do Boulevard Shopping Belo Horizonte, que oferece acesso a alimentação saudável, sem uso de agrotóxicos. São produzidos quase 50.000 pés de hortaliças aquapônicas por mês com desperdício próximo de zero.

Boulevard Brasília Sustentável

Boulevard Shopping Brasília

Com seu PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos) publicado em 2013, o Boulevard Shopping Brasília adequou toda a sua estrutura para a correta destinação do lixo gerado.  Utilizando fornecedores locais e mão-de-obra exclusiva na Central de Resíduos, o shopping também adota medidas para controle de consumo de energia e água.

O shopping trabalha com divisão de lixeiras entre recicláveis e orgânicos espalhados pelo mall e, com a reciclagem seletiva. O empreendimento conta também com poste de capitação de energia solar (em teste), com o objetivo de reduzir o consumo de energia. Como parte da campanha de conscientização, o Boulevard Shopping trabalha com o reaproveitamento de óleo de cozinha. A cada dois litros de óleo usado, os clientes recebem 1 (um) detergente de 500ml.

O projeto de sustentabilidade do Boulevard Shopping foi criado com o objetivo de ir agregando, dia após dia, ações relacionadas à conscientização do cidadão quanto à preservação do meio ambiente. A ideia é que aos poucos, possa difundir o conceito de sustentabilidade como um todo entre os lojistas, clientes e parceiros.

Boulevard Campos Sustentável

Boulevard Shopping Campos

O Boulevard Shopping Campos adotou a sustentabilidade como uma de suas bandeiras.  O shopping conta com total estrutura para o gerenciamento de seus resíduos, como lixeiras duplas em todo o mall, segregação do lixo nas docas e nas galerias técnicas. Além disso, o empreendimento trabalha em parceria com os lojistas, separando os resíduos gerados no cinema e nas lojas de alimentação.

Boulevard Shopping Bauru Sustentável

Boulevard Shopping Bauru

O Boulevard Shopping Bauru adotou a sustentabilidade como uma de suas bandeiras. Conta com total estrutura para o gerenciamento de seus resíduos, usando lixeiras duplas em todo o mall, segregação nas docas e nas galerias técnicas e trabalho em parceria com os lojistas, separando os resíduos gerados no cinema e nas lojas de alimentação. 

Boulevard Shopping Belém Sustentável

Boulevard Shopping Belém

O Boulevard Shopping Belém tem coletor de pilhas, bateria e lâmpadas, além de fazer separação de lixo reciclável. O shopping também utiliza água de reuso e possui uma área reservada para separação de papelão. Para que todos os clientes colaborem com as práticas do shopping, foram distribuídas placas informativas em suas principais áreas.

Boulevard Vila Velha Sustentável

Boulevard Shopping Vila Velha

O Boulevard Shopping Vila Velha investe em responsabilidade ambiental, apoiando desde julho de 2013 o Instituto Jacarenema de Pesquisa Ambiental, que tem como finalidade contribuir para a conservação dos ambientes naturais, como por exemplo, na limpeza das praias do município de Vila Velha e também o Morro do Moreno, e principalmente o Parque Natural Municipal de Jacarenema e o Rio Jucu, focando sempre na questão do uso sustentável da água.

Ainda no âmbito de responsabilidade ambiental, buscando alternativas para economia de água, o Boulevard Shopping Vila Velha também faz o reaproveitamento proveniente da condensação do ar condicionado e máquinas de lojas, além da reutilização de água da chuva provenientes das rampas de acesso ao subsolo, para a irrigação dos jardins, lavagens de portarias e cancelas de veículos. Dessa forma, o shopping obteve o reaproveitamento de 24m³ de água por dia, totalizando 720m³ e gerando uma economia de 24 caminhões pipas por mês.

Além disso, o Boulevard Shopping Vila Velha, recebeu o certificado COMERC – SINERCONSULT DE ENERGIA RENOVÁVEL, pois reduziu a emissão de 984,47T CO² equivalente de gases de efeito estufa pela utilização de energia de fontes renováveis em 2017.

Carioca Shopping Consumo Consciente

Carioca Shopping

O Carioca Shopping desenvolveu modelos de lixeiras exclusivos para mall e praça de alimentação, implantando a coleta seletiva em todas as suas dependências. Além disso, conta com uma Central de Reciclagem para que clientes e lojistas descartem pilhas, baterias e óleo de cozinha, que pode ser trocado por produtos de limpeza. O shopping publicou seu Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e adequou suas operações a todas as normas exigidas pela legislação. Entre as boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas pelos Carioca Shopping está a utilização de água de reuso. Esse recurso é proveniente do tratamento do esgoto primário que é feito na ETE - Estação de Tratamento localizada no shopping. Após o tratamento, a água é utilizada na descarga dos sanitários femininos e masculinos. Com isso, além de reduzir o consumo, o shopping ajuda a preservar o bem mais precioso do planeta.

Caxias Shopping Sustentável

Caxias Shopping

Lançado em 2010, o “Caxias Shopping Sustentável” lidera uma série de ações de reciclagem, incentivo ao consumo consciente e inclusão social. O empreendimento recicla água e resíduos como óleo de cozinha, papelão, garrafas pet, papel-toalha, latinhas de alumínio, pilhas, bateria e lâmpada, envolvendo todos os públicos na prática da reciclagem. Além disso, parte do resíduo orgânico da praça de alimentação transformado em adubo é doado para os agricultores que participam das duas edições mensais da Feira Caxias Shopping. Atualmente o Caxias Shopping conta também com placas semicondutoras de energia que utilizam cristais de silício que produzem energia suficiente para suportar, em plena carga, a Estação de Tratamento de Esgoto do empreendimento. A energia solar é limpa, renovável e abundante e com ela o shopping potencializa sua política socioambiental reduzindo a dependência de energia externa.

Continental Shopping Sustentável

Continental Shopping

O Continental Shopping participa do Programa Ação Renove o Meio Ambiente e disponibiliza aos clientes e lojistas um posto de coleta para reciclagem de óleo de cozinha pós-consumo. O material é coletado pela ONG Trevo, proporcionando ainda inclusão social e nova geração de emprego e renda. O óleo é direcionado para a produção de biodiesel e as garrafas PET são recicladas para serem transformadas em outros displays coletores.

Há 4 anos, o Continental Shopping aderiu também ao Programa RC - reciclagem de cartões. O shopping conta com um ponto de coleta que tem como objetivo estimular a reciclagem dos cartões de PVC, tais como, crédito, débito, seguro-saúde, fidelidade, cartões presente, entre outros que perdem a validade ou se danificam e que desde então não tinham um descarte específico. Todo material recolhido é triturado para garantir a perda total das informações e posto para reciclagem.

O Continental Shopping também tem ponto de coleta de lixo eletro-eletrônico, conhecido como e-lixo. Existem receptores instalados no estacionamento do shopping para que as pessoas possam descartar seus eletrônicos sem utilidade.

Horta do Carioca

Carioca Shopping

Em fevereiro de 2019 o Carioca Shopping se tornou o primeiro shopping do Brasil a ter uma horta orgânica certificada por uma auditoria realizada pelo Instituto Nacional de Tecnologia. A certificação fortalece o projeto, instalado em uma área de mais de 100m² no estacionamento do empreendimento. A Horta Orgânica Carioca, criada em 2016, é aberta à visitação do público e de escolas. Além de conhecer o processo de cultivo, as pessoas podem comprar os legumes, verduras, temperos e frutas da horta na Feira Orgânica que acontece todo 2º sábado do mês. Clique no vídeo e conheça um pouco mais sobre a horta:


Parangaba Sustentável

Shopping Parangaba

O Shopping Parangaba foi o primeiro shopping sustentável do Ceará. Empregando os mais modernos conceitos e tecnologias de sustentabilidade, o Shopping Parangaba garante impacto ambiental mínimo na região e ainda se transformou em uma importante referência de coleta seletiva para a comunidade. O shopping ainda realiza o recolhimento de pilhas e baterias e lâmpadas fluorescentes.

Parque Belém Sustentável

Parque Shopping Belém

O primeiro shopping sustentável do Pará: esta é uma das grandes marcas do Parque Shopping Belém, que já nasceu com as melhores práticas ambientais em sua construção e operação. Empregando os mais modernos conceitos e tecnologias de sustentabilidade, o Parque Shopping Belém garante impacto ambiental mínimo na região e ainda se transformou em uma importante referência de coleta seletiva para a comunidade, com lixeiras duplas, coletores de pilhas,e baterias e lâmpadas disponíveis para clientes.

Contando com uma arquitetura diferenciada, o Parque Shopping Belém é o shopping do norte do Brasil com a maior extensão de clarabóias e aproveitamento de luz natural em todo o mall, com o objetivo de reduzir ao máximo o consumo de energia. Controladas por um sistema computadorizado, grande parte das lâmpadas são acesas somente depois das 17 horas.

O Parque Shopping Belém faz captação de água da chuva e conta com Estações de Tratamento de Água e Efluentes, garantindo que grande parte dos recursos hídricos seja reutilizado nas operações diárias.

Parque Maceió Sustentável

Parque Shopping Maceió

Desde sua construção, o Parque Shopping Maceió foi pensado dentro dos princípios da responsabilidade ambiental. O shopping adequou suas operações para praticar a coleta seletiva, atendendo à Política Nacional de Resíduos Sólidos e tornando-se uma referência no Nordeste para a correta destinação do lixo.  Além de lixeiras separadas para recicláveis e orgânicos, o shopping mantém coletor especial para lâmpadas queimadas.


Esgoto zero

Nenhum esgoto proveniente do shopping é lançado na rede de Maceió. Para que isso seja possível, o empreendimento conta com sua própria Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), cujo sistema de reuso destina as águas para irrigação. Em toda a região do entorno, uma rede de drenagem coleta toda água da chuva para destiná-las corretamente à rede pluvial. No telhado do shopping, outro sistema especial de reaproveitamento armazena água da chuva para utilização nas descargas dos banheiros e na lavagem dos pisos e das docas.
 

Eficiência energética

Planejado pela empresa americana T Kondos Associates, um dos mais escritórios de designers de iluminação do mundo, o projeto de iluminação interno e externo do shopping faz amplo uso de luz natural por meio de clarabóias, com o objetivo de reduzir ao máximo o consumo de energia. Controladas por um sistema computadorizado, grande parte das lâmpadas são acesas somente depois das 17 horas. Na cobertura do shopping, vidros especiais com controle de energia térmica reduzem o calor do edifício, o que diminui drasticamente também o consumo do ar condicionado. Além disso, o projeto conta ainda com um tanque de termoacumulação de água, um meio para manter a climatização nos horários de pico de energia.

Pátio Alcântara Socioambiental - Reciclando Atitudes

Pátio Alcântara

Em 2018 o Pátio Alcântara lançou o projeto "Pátio Alcântara Socioambiental - Reciclando Atitudes". As novidades foram a coleta de pilhas, baterias, celulares com defeito, bitucas e óleo de cozinha, que pode ser trocado por detergente. Além disso, o shopping implementou diversas práticas para economizar água, energia e papel.

Projeto Boulevard Sustentável

Boulevard Shopping Feira de Santana

Cuidar do meio ambiente é um compromisso diário do Boulevard Shopping Feira de Santana. Por isso, em 2017, foi inaugurada a nova Central de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e lançada a reformulação do Projeto Boulevard Sustentável. Com o objetivo reciclar e descartar corretamente o volume de resíduos gerados pelo shopping a nova Central faz separação de resíduos perigosos, vidros, plástico, metal e papelão para a reciclagem. O shopping também dá a destinação correta para lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias e bitucas de cigarro.

O empreendimento adequou toda a sua estrutura para a correta separação do lixo, promovendo conscientização e novas atitudes por parte dos clientes, colaboradores e lojistas. Lixeiras duplas com separação de lixo reciclável e não reciclável foram instaladas em todo o mall e nas áreas administrativas. Cartilhas e cartazes foram distribuídos para os lojistas com o intuito de fazer com que a separação do lixo já aconteça nas lojas.

Com uma arquitetura predominantemente horizontal, o Boulevard Feira garante a preservação do meio ambiente com o uso racional de energia elétrica através do aproveitamento da iluminação natural em grande parte do dia. Toda a iluminação interna e dos estacionamentos é em LED, garantindo uma economia substancial no consumo de energia elétrica.

O Shopping promove educação ambiental através da visita guiada para escolas públicas e privadas de Feira de Santana com a apresentação do funcionamento da Central de Resíduos.

Reciclar Bangu

Bangu Shopping

Contando com a maior Central de Resíduos da Aliansce, o Bangu Shopping recicla uma média de 25 toneladas por mês de resíduos sólidos.  Também implantou a Maratona de Reciclagem, que premia os funcionários da limpeza que atingirem metas na separação do lixo. Todo o shopping conta com placas e cartazes visando a educação ambiental de seus clientes.

Renove o Meio Ambiente

Shopping Taboão

O Shopping Taboão, em parceria com a Trevo, realiza a ação Renove o Meio Ambiente. A ação consiste em recolher o óleo de cozinha utilizado no preparo de alimentos com a finalidade de reciclá-lo e, assim, contribuir para a preservação do planeta. Os clientes podem trocar 2 litros de óleo por um frasco de detergente no Espaço Cliente.

Santa Cruz Shopping Sustentável

Santa Cruz Shopping

O Santa Cruz Shopping possui um espaço de coleta especial para receber descartes de papelão, lata, lâmpada fluorescente e óleo de cozinha, que pode ser trocado por detergente. Além disso, desde 2017, o shopping passou a utilizar lâmpadas de LED.

São Gonçalo Shopping Sustentável

São Gonçalo Shopping

O São Gonçalo Shopping possui um programa de sustentabilidade desde 2016 e partir de então adotou diversas práticas para preservação do meio ambiente. O shopping possui uma Central de Reciclagem, Coleta Seletiva, Coleta de óleo de cozinha usado, coletor de pilhas, baterias, celulares e lâmpadas fluorescentes. Além disso, o shopping passou a usar biodiesel no geradores de energia e substituiu toda iluminação por LED. O programa também possui a Horta Orgânica Solidária, que oferece aulas de plantio gratuitas além de doar toda colheita para instituições carentes e clientes.

Via Parque Pense Verde

Via Parque Shopping

Desde 2012 o Via Parque Shopping recicla diferentes materiais. Em 2015 os projetos ambientais foram expandidos, e hoje, além da coleta de papelão, plástico, ferro, dentre outros, o shopping possui iniciativas como: separação de bitucas de cigarro, que atuam como um substituto do carvão vegetal na indústria cimentícia e compostagem de folhas e gravetos, que são transformados em adubo. O shopping ainda atua na coleta de vidro, lâmpadas de LED e fluorescentes, isopor e, recentemente, iniciou ação específica de compostagem de alimentos orgânicos, em parceria com seus restaurantes.

O projeto engaja também os consumidores, que participam ativamente da coleta seletiva, através de lixeiras separadas para recicláveis e orgânicos, além do descarte de pilhas, baterias e óleo de cozinha usado, que podem ser entregues no Serviço de Atendimento ao Cliente.

O shopping realiza controle constante de emissão de gases de efeito estufa, dispõe de iluminação 90% em LED, claraboias sustentáveis que privilegiam a iluminação natural, e nos banheiros utiliza torneiras com controle de vazão de água, além de papel biodegradável.