projetos de sustentabilidade da aliansce

Projetos Sociais

Cada impacto positivo tem o poder de transformar

Confira as iniciativas focadas em responsabilidade social da Aliansce Shopping Centers. O objetivo da companhia é identificar, desenvolver e compartilhar as oportunidades mais relevantes para cada região em que atua.

Aliansce Shopping Centers é Apoiadora do Instituto Reação.

O Instituto Reação é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que promove o desenvolvimento humano e a inclusão social por meio da educação e do judô como transformador social. A parceria prevê ações educativas e recreativas nos shoppings da Aliansce destinadas às crianças do Instituto.

Cerca de mil e duzentas crianças a partir de quatro anos e adolescentes participam das ações do Reação. A Aliansce é Apoiadora do Instituto Reação desde 2016.

Projetos Sociais dos Shoppings

Centro de Informática Santos Anjos

Shopping Leblon

O Shopping Leblon investe em Responsabilidade Social desde suas obras, desenvolvendo projetos na Cruzada São Sebastião, conjunto popular vizinho ao empreendimento.

O Projeto de Inclusão Digital foi montado com computadores doados pelo Shopping e pela Aliansce. O Shopping ainda disponibiliza um professor de informática para oferecer cursos de iniciação à computação. A inauguração foi no dia 04/08/2014, sendo um sucesso desde o inicio, e formando mais de 500 alunos até hoje.

Em 2016 foi firmada uma parceria com a Escola Municipal dos Santos Anjos, que funciona dentro da Cruzada São Sebastião e o Curso de Informática passou a fazer parte da grade escolar, atendendo turmas do Ensino Fundamental.

Cursos SENAC

Shopping Leblon

A partir da realização de pesquisa na Cruzada São Sebastião, o Shopping Leblon levantou quais os principais interesses dos moradores em termos de formação e mercado de trabalho. Por isso, estão sendo oferecidos cursos de Assistente Administrativo e Inglês, com aulas ministradas pelos professores do SENAC, nas adjacências do Shopping.

Escolinha de Futebol Paulinho Pereira

Shopping Leblon

Desde 2013 o Shopping Leblon patrocina a Escola de Futebol Paulinho Pereira, que tem como principal objetivo afastar as crianças e jovens da violência e da marginalidade através do esporte, mais especificamente do futebol de areia. A Escolinha funciona no Posto 11 na praia do Leblon,  entre as ruas Afrânio de Mello Franco e Carlos Góes.  Contando com mais de 200 alunos, o projeto se dedica há 15 anos  à missão de integrar jovens pelo esporte estimulando a formação de cidadãos focados para o trabalho em equipe e para a justiça.

Plantar Bangu

Bangu Shopping

O Plantar Bangu, projeto do Bangu Shopping é um curso de capacitação em Arborização e Jardinagem, com aulas teóricas e práticas, realizadas no Bangu Shopping. Seu objetivo é gerar oportunidades para o desenvolvimento de jovens talentos das comunidades da Zona Oeste, proporcionar melhorias sociais e favorecer o meio ambiente, além de preparar para o mercado de trabalho.

Desde 2012, o Plantar Bangu já formou mais de 70 jovens, com centenas de mudas plantadas e 100% dos participantes contratados após a finalização do curso. Os melhores alunos têm a oportunidade de ser selecionados para realizar um estágio remunerado cuidado dos jardins do Bangu Shopping. Em 2017, alunos que encerraram a capacitação do SENAC no último ano iniciaram a formação de seis meses nos canteiros do Empreendimento.

Projeto Orquestrando a Vida

Boulevard Shopping Campos

O Boulevard Shopping Campos mantém parceria com o Projeto Orquestrando a Vida, que atende a mais de 700 crianças de baixa renda da região com o trabalho de formação em música clássica.  Baseado na metodologia do “El Sistema”, e reconhecido no mundo todo por sua excelência técnica, muitos dos jovens formados no projeto já fazem parte da base da Orquestra Municipal de Campos.

O Boulevard Shopping Campos promove apresentações periódicas em seus corredores, bem como cede espaços de divulgação permanentes para o projeto, arrecada donativos e facilita doações.

Tênis para Todos

Shopping Leblon

Shopping Leblon apoia o projeto Tenis para Todos, que beneficia crianças e jovens das comunidades do Vidigal, Rocinha e Cruzada São Sebastião através de aulas de tênis realizadas nas quadras do Hotel Sheraton.  As aulas de tênis são oferecidas de segunda a sexta, ás 10 e às 16 horas, atendendo a mais de 60 alunos.  O objetivo do projeto é trabalhar com jovens de baixa renda para diminuir a violência urbana e desigualdade social.

Turma G

Shopping Grande Rio

O Turma G é um projeto que existe desde 1999 e que propicia a visitação de crianças de escolas públicas da região às dependências do Shopping Grande Rio, promovendo a integração do Shopping com a comunidade.  Com o apoio da Secretaria de Educação de São João de Meriti e parceria do Mc Donalds e Kinoplex, semanalmente no período de março a outubro, grupos de estudantes do ensino fundamental visitam o shopping e as lojas parceiras.

Viva Vôlei Carioca

Carioca Shopping

Desde 2011 o Carioca Shopping mantém um núcleo do Viva Vôlei funcionando na Praça do Vizeu, coração do bairro de Vicente de Carvalho.  Com o nome “VivaVôlei Sacada Carioca” o projeto atende cerca de 200 crianças que participam de escolinha de vôlei, atividades recreativas e excursões para participar de eventos como os torneios de vôlei no Maracanãzinho, e até o Centro de Desenvolvimento do Voleibol da CBV, em Saquarema. Desde a inauguração do núcleo, os alunos jogaram uma partida com o Príncipe Harry, durante sua viagem ao Brasil, receberam a visita da equipe feminina de voleibol de Chicago, participaram de evento de divulgação das Olimpíadas com o craque Giba e jogaram diversos torneios internos, realizados no estacionamento do Carioca Shopping.  Também participaram de “peneiras” em clubes como Vasco e Fluminense, onde tiveram alguns alunos selecionados para treinar nos times mirins e juvenis. Além das atividades esportivas, o projeto possibilita a inclusão social das crianças. 

O Viva Vôlei é o programa social oficial da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), chancelado pela Unesco e em vigor desde 1999.  O programa consiste na iniciação do voleibol para crianças de 7 a 14 anos, para isso, utiliza-se a montagem de mini-quadras em comunidades, trabalhando valores e conceitos que contribuam para a formação, educação e socialização dos participantes. 

Viva Volei Rio das Pedras

Via Parque Shopping

Em 2016 o Via Parque Shopping assumiu o patrocínio do núcleo do Viva Volei em Rio das Pedras. O projeto atende a mais de 100 crianças e jovens da comunidade da Zona Oeste. Funcionando em uma das principais praças do local, o Viva Volei é uma parceria da CBV com a Associação de Moradores de Rio das Pedras.