projetos de sustentabilidade da aliansce

Projetos Sociais

Cada impacto positivo tem o poder de transformar

Confira as iniciativas focadas em responsabilidade social da Aliansce Shopping Centers. O objetivo da companhia é identificar, desenvolver e compartilhar as oportunidades mais relevantes para cada região em que atua.

Centro de Informática Santos Anjos

Shopping Leblon

O Shopping Leblon, em parceria com a Pastoral do Menor e  a PUC-Rio mantém um laboratório de informática na Paróquia dos Santos Anjos, na Cruzada São Sebastião, comunidade vizinha ao Shopping. Funcionando desde agosto de 2014, o laboratório oferece cursos de Windows, Word, Excel, Power Point e Internet, promovendo a inclusão digital e preparando para o mercado de trabalho. No final do ano passado, foram certificados 82 moradores do local. Em maio de 2015, outros 70 alunos concluíram o curso. Nova turma já tem inicio previsto para o dia 01 de julho. Enquanto isso, estão sendo oferecidos cursos expressos de Digitação, Microsoft Publisher, Redes Sociais e Smartphones.

Escolinha de Futebol Paulinho Pereira

Shopping Leblon

Desde 2013 o Shopping Leblon patrocina a Escola de Futebol Paulinho Pereira, que tem como principal objetivo afastar as crianças e jovens da violência e da marginalidade através do esporte, mais especificamente do futebol de areia. A Escolinha funciona no Posto 11 na praia do Leblon,  entre as ruas Afrânio de Mello Franco e Carlos Góes.  Contando com mais de 200 alunos, o projeto se dedica há 15 anos  à missão de integrar jovens pelo esporte estimulando a formação de cidadãos focados para o trabalho em equipe e para a justiça.

Plantar Bangu

Bangu Shopping

Investindo na democratização da educação e cultura da Zona Oeste, o Bangu Shopping, em parceria com o SENAC e o Sítio Burle Marx promove o "Plantar Bangu". O curso é gratuito e tem como objetivo a capacitação de jovens aprendizes em práticas profissionais ligadas à área de paisagismo e jardinagem, com aulas teóricas e práticas realizadas no próprio Shopping e no Sítio Burle Marx.

Em sua terceira edição, o Plantar Bangu já formou mais de 50 jovens, com 1.000m² de canteiros recuperados, centenas de mudas plantadas e 100% dos alunos contratados após a finalização do curso.

Na conclusão, após análise de frequência e o aproveitamento, os alunos recebem um certificado emitido pelo SENAC, tendo ainda a oportunidade de ser selecionado para realizar um estágio remunerado cuidando dos jardins do Bangu Shopping.

Projeto Música e Cidadania

Boulevard Shopping Brasília

O Projeto Música e Cidadania, apoiado pelo Boulevard Shopping Brasília desde 2014, visa à iniciação e formação musical de crianças e adolescentes de 09 a 17 anos de idade, tendo a música como ferramenta de aprendizagem, resgate e inclusão social.  Utiliza como metodologia o ensino coletivo em instrumentos de sopro, cordas e percussão.  O projeto acontece em Paranoá, cidade satélite de baixa renda do Distrito Federal, e atende a cerca de 75 alunos em situação de risco social.

Alunos do projeto participam da “Banda Sinfônica Tocando Sonhos”, que se apresenta periodicamente no Shopping, para encanto de seus clientes.  Assim, o apoio do Shopping não só impacta diretamente nos jovens participantes como também contribui para a formação da platéia, levando a musica clássica para um espaço alternativo de shopping e beneficiando novos espectadores.  

Projeto Orquestrando a Vida

Boulevard Shopping Campos

O Boulevard Shopping Campos mantém parceria com o Projeto Orquestrando a Vida, que atende a mais de 700 crianças de baixa renda da região com o trabalho de formação em música clássica.  Baseado na metodologia do “El Sistema”, e reconhecido no mundo todo por sua excelência técnica, muitos dos jovens formados no projeto já fazem parte da base da Orquestra Municipal de Campos.

O Boulevard Shopping Campos promove apresentações periódicas em seus corredores, bem como cede espaços de divulgação permanentes para o projeto, arrecada donativos e facilita doações.

Tênis para Todos

Shopping Leblon

O Shopping Leblon apoia o projeto Tenis para Todos, que beneficia crianças e jovens das comunidades do Vidigal, Rocinha e Cruzada São Sebastião através de aulas de tênis realizadas nas quadras do Hotel Sheraton.  As aulas de tênis são oferecidas de segunda a sexta, ás 10 e às 16 horas, atendendo a mais de 60 alunos.  O objetivo do projeto é trabalhar com jovens de baixa renda para diminuir a violência urbana e desigualdade social.

Turma G

Shopping Grande Rio

O Turma G é um projeto que existe desde 1999 e que propicia a visitação de crianças de escolas públicas da região às dependências do Shopping Grande Rio, promovendo a integração do Shopping com a comunidade.  Com o apoio da Secretaria de Educação de São João de Meriti e parceria do Mc Donalds e Kinoplex, semanalmente no período de março a outubro, grupos de estudantes do ensino fundamental visitam o shopping e as lojas parceiras.

Viva Vôlei Carioca

Carioca Shopping

Desde 2011 o Carioca Shopping mantém um núcleo do Viva Vôlei funcionando na Praça do Vizeu, coração do bairro de Vicente de Carvalho.  Com o nome “VivaVôlei Sacada Carioca” o projeto atende cerca de 200 crianças que participam de escolinha de vôlei, atividades recreativas e excursões para participar de eventos como os torneios de vôlei no Maracanãzinho, e até o Centro de Desenvolvimento do Voleibol da CBV, em Saquarema. Desde a inauguração do núcleo, os alunos jogaram uma partida com o Príncipe Harry, durante sua viagem ao Brasil, receberam a visita da equipe feminina de voleibol de Chicago, participaram de evento de divulgação das Olimpíadas com o craque Giba e jogaram diversos torneios internos, realizados no estacionamento do Carioca Shopping.  Também participaram de “peneiras” em clubes como Vasco e Fluminense, onde tiveram alguns alunos selecionados para treinar nos times mirins e juvenis. Além das atividades esportivas, o projeto possibilita a inclusão social das crianças. 

O Viva Vôlei é o programa social oficial da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), chancelado pela Unesco e em vigor desde 1999.  O programa consiste na iniciação do voleibol para crianças de 7 a 14 anos, para isso, utiliza-se a montagem de mini-quadras em comunidades, trabalhando valores e conceitos que contribuam para a formação, educação e socialização dos participantes. 

Viva Vôlei Caxias

Caxias Shopping

Em 2014, o Caxias Shopping resolveu estreitar ainda mais seus laços com o poder público municipal, investindo na criação de um núcleo do Viva Vôlei na Vila Olímpica de Duque de Caxias, para atender a 180 crianças com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

O Viva Vôlei é um programa de iniciação ao voleibol que tem como um dos principais objetivos contribuir com a formação, educação e sociabilização de meninos e meninas entre 7 e 14 anos, utilizando o esporte como ferramenta. Iniciado em 1999 pela Confederação Brasileira de Voleibol, o projeto conta com apoio institucional da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

O núcleo do Viva Vôlei Caxias foi inaugurado no dia 9 de abril em uma grande festa na Vila Olímpica de Duque de Caxias.  As atividades não se restringem à quadra.  As crianças e adolescentes do Viva Vôlei também participam de eventos municipais e do mundo do vôlei, com visitas ao centro de treinamento do esporte em Saquarema/RJ, assistindo a jogos no Maracanãzinho ou participando de torneios organizados pelo Caxias Shopping. O Viva Vôlei pode funcionar ainda, como uma vitrine para novos talentos do esporte. Meninos atendidos em outras unidades já foram selecionados para equipes mirins e juvenis de grandes clubes.

Viva Vôlei Meriti

Shopping Grande Rio

O Viva Vôlei é o programa social oficial da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), chancelado pela Unesco e em vigor desde 1999. O programa consiste na iniciação do voleibol para crianças de 7 a 14 anos, para isso, utiliza-se a montagem de mini-quadras em comunidades, trabalhando valores e conceitos que contribuam para a formação, educação e socialização dos participantes. 

Desde 2008, o Shopping Grande Rio mantém um núcleo do Viva Vôlei em Parque Juriti, comunidade de baixíssima renda vizinha ao Shopping.  O projeto funciona na quadra do CIEP local, beneficiando 230 pessoas. O Viva Vôlei Meriti é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e está inserido no programa Mais Educação do Governo Federal, fazendo parte da grade de atividades de tempo integral da escola.